

FRATERNIDADE
SÃO FRANCISCO DE ASSIS TUBARÃO - SC
maio 2024
ROMARIA DA TERRA
No dia 10 de setembro de 2017, houve em Tubarão, mais precisamente no Sitio do Tio Preto (a 12 km da cidade) o 24. Romaria da Terra tendo a participação inédita de nossa Fraternidade São Francisco de Assis de Tubarão, juntamento com a Fraternidade Santa Clara de Forquilhinha e Irmãs Catequistas Franciscanas.No sábado dia 09 pela manhã foi montado o estande onde tiveram presentes a Irmã Eva(Catequista), o irmão Silvio Medeiros (Ministro OFS Tubarão), o irmão Laécio(Vice-ministro OFS Tubarão) e a formanda Edna juntamento com o prestativo esposo Francisco (O Kico). Todos trouxeram banners, objetos, imagens, mensagens, equipamentos audio visuais, enfim todo tipo de ornamentação para deixar o espaço francisclariano bonito.
​


Mais imagens do estande - como ficou ...

Pelicano: Obra de Francisco (Kiko) - Mosaico.

Virgem Maria: Obra de Francisco (Kiko) - Mosaico.

Araras: Obra de Francisco (Kiko) - Mosaico.
Personalidades do Estande irmão:

Irmã Eva ao lado de Frei Miguel: que benção para nossa Fraternidade ser visitada na Romaria por estas pessoas maravilhosas. Irmã Eva por ter sido uma das que surgiram como providencia divina em ajudar na montagem do nosso estande. Frei Miguel por ter sido tão importante nos encontros Regionais e Estaduais da OFS encantando por seu silêncio falante São Francisclareano. o

Silvio Medeiros (Ministro OFS Tubarão) e Frei Miguel.

Silvio Medeiros, Edna, Irmã Eva e Terezinha.

Janete (esposa do Ademir), Senhora amiga do Grupo, Terezinha, Edna, Silvio, Irmã Eva, Ademir (Nosso Ministro Regional e também pertencente a nossa Fraternidade) e Maria Della Giustina (Stela) a principal coordenadora da Pastoral da Educação (Organizadora do espaço de estandes).

Ademir, Janete, Silvio, Lucia (Irmã Professa de Joinville), Luis (Irmão Professo de Joinville e esposo de Lúcia).
COMENTÁRIOS
​
A Romaria da Terra e das Águas foi sem dúvida um grande evento para a Fraternidade São Francisco de Assis e as Irmãs Catequistas Franciscanas.
Em primeiro lugar a oportunidade de participar com tantas comunidades de um grito de alerta sobre a nossa querida Mata Atlântica que já se encontra com apenas 8,4% do que possuía. Um verdadeiro extermínio de nosso bioma e a destruição de tantos seres naturais. É devastador pensar que o próprio homem não consegue perceber o mal que faz para si mesmo.
Em Segundo Lugar pelo Tema que invoca sobre a Preservação da Natureza e da conscientização sobre a limitação de nossos recursos naturais.
Neste ponto São Francisco por ser o Patrono da Ecologia por si só nos oportuniza fazer uma introspecção profunda sobre a dimensão percebida por ele e Santa Clara quando diz:
Frase que foi colocada em nosso Banner de apresentação.
Tivemos também com a montagem da Tenda o privilégio de estar entre tantas Escolas de Ensino de crianças e jovens que precisam e estão efetivamente criando consciência sobre a importância não só de tratar e cuidar da natureza. Mas sobretudo de se voltarem para o nosso grande Pai da Criação: Deus.
Nós franciscanos e Clareanos somos convictos de que a oração junto com nossas ações é capaz de tudo. Isto porque Deus Pai através de Seu Filho Jesus Cristo nos dá a grande oportunidade de seguir seus passos, conhecer a Verdade que nos tornam livres e que nos faz muito mais humanos e abertos a percepção entre o bem e o mal e consequentemente contar com sua interseção indiscutível e benéfica para nossa vida temporal e espiritual.
Mas, será que devemos ficar com medo de ser contrários a ideologia de nossa maior parte da sociedade? Ter medo de expressar nossa verdade, nossa vontade e nosso dever como seres humanos?
Neste ponto São Francisco de Assis nos mostra um verdadeiro tesouro em sua palavra em termos de Força e Luta por melhores dias para nossa sociedade, quando diz:
​
O que temer? Nada.
A quem temer? Ninguém.
Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho; e vida sem morte.
​
​
Por fim devemos dizer que para a nossa Fraternidade a participação da Romaria da Terra foi um grande divisor de águas. Por que?
Porque tivemos a oportunidade de mobilizar grande parte de nossos irmãos professos já a tanto tempo sem promover e difundir o nossa consagração franciscana e clariana. Mostrar a que viemos, o que pensamos e para onde queremos ir.
Quando declaramos em nosso banner que somos ROMEIROS DO CÉU E DA TERRA. Temos a certeza de que tanto a preocupação com a natureza como com Deus deve permear nossa vida. Como? Tratando as pessoas, independente de credo, raça, cor, nível social ou estado de vida, como nosso irmão. Que é o que realmente somos. Estaremos assim confundindo aqueles que não conseguem entender porque quando nos batem mostramos o outro lado da face. Então podemos ser Romeiro da Terra enxergando a natureza, não como um recurso a ser explorado, mas um bem a ser administrado de forma humana, justa e igualitária para todos os povos. Perceber que a natureza também é regida espiritualmente por Deus e que ela se ressente quando não a tratamos dignamente como deveríamos. Pensemos nisso.
Por último a Romaria da Terra foi uma grande oportunidade de interação não só com outras pessoas de diferente lugares de nosso estado, mas também de encontrar outros irmãos e irmãs franciscanos e outras famílias católicas e da Ordem de Santa Clara, possibilitando nossa renovação espiritual e da certeza de que não estamos sós. Na verdade somos uma maioria que é levada a tomar consciência de sua força e do seu objetivo final: PROMOVER A PAZ NA TERRA A TODOS OS HOMENS DE BOA VONTADE.
FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS
Irmão Silvio Luiz De Medeiros Irmã Eva Teresinha dos Santos